Monday, May 28, 2007

Luanda, num click

Meu amigo Ed, que trabalha na agencia no Brasil veio passar um mes aqui em Luanda e tirou fotos fantasticas de alguns lugares aqui da cidade. No site dele tem algumas delas e umas minhas, que fiz com a camera dele. Vale a pena ver. E so clicar na imagem abaixo.




Zungueira no Mussulo, essa por acaso e minha!

Thursday, May 24, 2007

Seis dias, doze horas e alguns minutos!

Esse e o tempo que me resta em Luanda nesta ultima temporada.
Impressionante como o tempo dessa vez passou rapido e o trabalho ocupou meus dias.


Diferente da primeira vez que vim, minha vida foi muito mais ocupada com a agencia do que qualquer outra coisa. Antes estava no speed de aprender e nessa vez todas as energias se canalizaram para que eu conseguisse aperfeicoar meu trabalho, e acho que estou conseguindo. Ainda tenho essa semana para conseguir cumprir o pouquinho que falta das minhas pendencias e pronto. Ja esta! Poderei curtir minhas tao esperadas ferias na Espanha.


Tambem aconteceu o mesmo com as festas e baladas.


Imaginem o tanto de festas que eu curti aqui nos primeiros tres meses, onde tudo era novidade e festa. Agora tudo ja e rotina, os lugares sao os mesmos e as pessoas tambem ja nao nos surpreendem tanto.


A gente ve depois de um tempo quem sao os amigos mesmo e quem somente passou pela nossa frente. Hoje tenho boas amigas e amigos aqui.


Uma coisa que estou tendo que lidar e que nao e nada agradavel e com a partida das pessoas que gostamos.


Ontem foi a despedida de Manu. Uma super amiga que vai fazer uma falta monstro aqui. Animadissma, era pau para toda a obra e nao tinha nunca tempo feio. Vamos ter que arrumar alguem para rir escrachadamente com Kari e jogar whisky com Red Bull nos casais beijoqueiros.




Atras - Karina, Camila e Flavinha. A direita, Nete da agencia, eu no meio e Manu na frente



Ela e Jean, seu marido, depois de dois anos resolveram voltar definitivamente para o Brasil. Saudades da familia, dos amigos que ficaram e da nossa terra.


Aqui nao nos adaptamos, nos acostumamos, sabendo que um dia isso vai acabar e que e passageiro. Mas na tentativa se fazer da nossa vida aqui um momento agradavel, acabamos por nos unir mais e fazer lacos fortes.


Umas pessoas vao e outras vem.


O que essa temporada me trouxe mais de novidade foi Pedro. Um portugues que conheci numa festa patrocinada pelo nosso cliente Movicel e que passou a ser parte dos meus dias. Um doce. Estamos juntos e isso torna nossos dias mais leves. Ter com quem falar de outra coisa que nao trabalho, poder jantar fora a dois e ter com quem nos preocupar ajuda no dia a dia. Isso que importa. Carpe Diem. O dia de amanha so Deus sabe o que vai ser.
Mas seja como for teve o patrocinio de Movicel, sempre consigo!




Voltando para o assunto da viagem, faltam somente seis dias para o paraiso. Vou encontrar-me com Bel em Lisboa (isso se ela nao quebrar de novo a perna ou coisa assim, como no carnaval) e vamos para Madrid.

Ta chegando!









Thursday, May 03, 2007

Noticias do lado de ca!

Panoramica de Luanda do meu amigo Guilherme (*)

Ok, ok. Estou escrevendo porque tenho recebido vaaaarias reclamações de falta de notícias.
Vocês tem razão… tenho mesmo andado sumida. Mas não ter noticias minhas pode ser bom. Sinal que tudo esta bem porque noticias ruins correm rápido.

Eu tenho trabalhado muito. Essa minha temporada já esta mais calma quanto as novidades. Não tenho saído tanto assim e meus dias têm sido bem pesados por causa da demanda de projetos para o shopping. Eu também pensei que depois da inauguração as coisas iam ficar mais leves mas foi um engano. Afinal todos os meses têm sempre uma grande campanha. Dia das mães, lançamento da moda Inverno, mês das crianças – que aqui e em Maio. Enfim, sempre vai ter um grande trabalho para ocupar os meus dias. Sem falar dos outros clientes e das ferias de um ou outro colega aqui que temos que cobrir.

Eu estou ainda trabalhando como atendimento e assumi a área de midia. A tendência e que eu fique somente nessa ultima, porem, não ainda. As coisas aqui andam meio devagar quanto a investimento na empresa. Quer dizer, relativamente, porque nesses meses que eu estou aqui mais dois novos profissionais foram transferidos. Não pode-se dizer que e apenas aumento de salário (para quem chega). Para que eles viessem precisamos de mais um carro, estacões de trabalho, computadores. São mais passagens por mês, mais comida e em breve uma nova casa para todos nos. Éramos 5 e hoje somos 7.

Não tenho actualizado meu blog justamente por isso. São tantos dias, noites e madrugadas no computador que quando eu tenho um tempo fujo dele. Como 95% do meu tempo estou falando de cliente, trabalhando para cliente, ligando para cliente, não tenho tantas horas assim para sair e aproveitar um pouco mais com meus amigos.

Algumas novas pessoas chegam, outras vão embora. E engraçado como a gente se apega as pessoas aqui. Toda a nossa comunidade publicitaria de brasileiros e muito unida e quando um parte, todos sofrem. Cada festa de despedida e um vídeo personalizado, uma bebedeira e um monte de lágrimas. Uma merda. Fazer laços aqui e fácil porque todos estamos na mesma situação. O pior de tudo e saber que eles em pouco tempo também tem que se desfazer.

Engraçado também e como a gente se acostuma com as coisas improvisadas, a falta das coisas e a situação precária da cidade. Eu estou dirigindo para alguns lugares, já não me espanto com a sujeira e a pobreza, tenho menos medo de olhar para o lado ou encarar alguém.

Coisas como xixi e coco na rua, água sem cloro na torneira e falta de luz quando o gerador não funciona já não atrapalham mais meu dia a dia. Na verdade só lamento quando isso acontece e também não tem combustível no carro, ou as vezes na cidade toda, para dar uma volta.

Essa cidade tem algo de viciante. Talvez seja a poeira que a gente respira quando coloca o nariz para fora. Estar aqui esta sendo otimo. Me sinto cada dia melhor.
Fora que tem sempre alguém de Salvador que vem trabalhar uma temporada aqui e a gente tem aquele prazer de mostrar a cidade e as praias lindas. Ai cada uma dessas voltinhas sempre vemos alguma coisa de um novo ângulo, uma nova descoberta.,

Para quem perguntou, seguem as respostas sobre meus planos futuros:

-Meu contrato vai ate Outubro, mas gostaria de ficar mais tempo em Luanda.
-Não estou ganhando um salário absurdo, ainda mais com o dólar caindo. Mas a experiência profissional e de vida que eu estou tendo aqui não tem moeda que pague.
-Estou ruiva, tinjo o cabelo na minha banheira azul e eles estão abaixo do ombro.
-Verduras, frutas e legumes bons são raros e caros mas não importa. Continuo sem gostar de comer essas coisas naturais.
-Já arrumei um namorado angolano sim, mas já foi passear. Machista demais, bonito demais e cheio de amigas.
-Engordei.
-Nunca peguei malária, graças a Deus.
-Quando voltar ainda não sei se vou para São Paulo, Salvador, Manhattan ou Londres.
-Continuo tendo insónia.
-Meus instintos maternos continuam aflorados. Já pensei em adotar uma criança aqui, mas ainda quero engravidar por conta própria.
-Não gostei da comida local mas tem uma moca que trabalha aqui que tem a mão maravilhosa.
-A voltagem e 220
-Já disse que engordei.
-Não tenho TV no quarto mas minha janela já tem cortina e agora cama de casal.
-Parei de pintar meus quadros.
-Volto agora em Junho, depois em Setembro e quem sabe em Dezembro.
-Continuo pagando academia sem conseguir acordar cedo para ir.
-VISAterapia aqui seria fundamental. Ainda bem que existe e-commerce.
-Sim, já fui numa “denominada” rave aqui. Não passava de uma festa electrónica, embora o DJ da Africa do Sul fosse excelente.
-Carnaval? Vamos ver. Não planejo mais nada.

Bem, vou terminando por aqui.
Apesar de não escrever sempre, adoro receber e-mails contando as coisas dai. Quem casou, quem comprou e quem mudou de emprego. (
patricia.orsi@gmail.com)





Grandes beijos com saudades a todos, PAT








(*) Panoramica de Luanda do meu amigo Guilherme - para adquirir o direito de uso da imagem contate-me.