Friday, October 20, 2006

Um novo desafio!

Bem, para quem acompanhava meu blog "Basico Instinto" e sabe um pouquinho da minha vida, imagina que a frase mais usada dos 3 ultimos anos foi: MUDANCA. Mudanca de casa, de carro, de emprego, de posicao, de opiniao, de peso, de ideia, de lado, de personalidade, de manequim, de joaquim... rsrsrs. Pois e. Agora uma mudanca maior e mais radical aconteceu em minha vida.

Essa semana estou me mudando para Angola.
Nada planejado, tudo definido e realizado em nome do desafio. Meu Deus, como viveria sem ele?
Luanda é a maior cidade e capital de Angola, sendo também a capital da Província de Luanda. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro administrativo de Angola. Tem uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.
As indústrias presentes na cidade de Luanda incluem a transformação de produtos agrícolas, produção de bebidas, têxteis, cimento e outros materias de construção, plásticos, metalurgia, cigarros, e sapatos.O petróleo, extraído nas imediações de Luanda, é refinado na cidade, embora a refinaria tenha sido várias vezes danificada durante a guerra civil.Luanda possui um excelente porto natural, sendo as principais exportações café, algodão, açúcar, diamantes, ferro e sal.
Luanda está dividida em duas partes: a "baixa" (parte velha) e a "cidade alta" (parte nova). A "baixa" fica perto do porto, tendo ruas estreitas e edifícios da época colonial. Os habitantes de Luanda são na sua grande maioria membros de grupos étnicos africanos, incluíndo Ovimbundu, Kimbundu e Bakongo. Existe uma pequena minoria de origem europeia. A língua oficial e mais falada é o Português, sendo também faladas várias línguas do grupo Bantu.
A cidade é sede de um arcebispado da Igreja Católica. Pontos importantes da cidade incluem a Universidade de Angola e o Palácio do Governador.
Luanda foi fundada em 1575 pelo explorador português Paulo Dias de Novais, com o nome de São Paulo de Luanda. Em 1618 foi construída a Fortaleza de São Pedro da Barra, tendo mais tarde, em 1634, sido construída a Fortaleza de São Miguel.A cidade de Luanda é o centro administrativo de Angola desde 1627 (excepto no período 1641 –1648) quando ficou sob o domínio dos holandeses, sendo recuperada sob o comando de Salvador Correia de Sá, que lhe atribuiu o nome de S. Paulo da Assunção de Luanda.De c.1550 a c.1850, Luanda foi um importante centro do tráfego de escravos para o Brasil. Em 1889, o governador Brito Capelo inaugurou um aqueduto que forneceu a cidade de água, anteriormente escassa, abrindo caminho para o grande crescimento de Luanda. Em 1872 Luanda foi apelidada de a "Paris de África".
Após a independência de Angola em 1975, grande parte da significativa população portuguesa da cidade de Luanda foi obrigada a fugir, sendo substituída por grande número de cubanos, muitos deles militares.
Hoje, depois de 3 ou 4 anos de guerra civil, Luanda esta sendo reconstruida. O governo, em parceria com empresas privadas de varias nacionalidades, estao investindo na educacao, na saude e no saneamento basico para que a populacao que ainda vive os resquicios sociais da guerra tambem tenha a oportunidade de se reerguer.

ONGs se mobilizam por essa causa e pessoas de todo o mundo, sem nenhuma pretensao financeira, tambem. Isso me motiva a ir morar e trabalhar la. Me sinto mais importante, util para a humanidade poder fazer parte dessa reconstrucao, de alguma forma.
Essa e entao a nova etapa, o novo desafio da minha vida que comeca este domingo. Daqui exatamente 2 dias. Em 2 dias estarei pisando em terras angolanas onde passarei a maior parte de meu ano.
Como, alem de tudo, sou pretensiosa, escreverei um novo blog e tenho a intencao de registrar todos os meus relatos e imagens para, quem sabe um dia, publicar um livro.
Todos os olhos em Luanda passa a ser meu blog oficial a partir deste domingo e conto com seus comentarios todas as semanas.

No comments: