Sunday, August 26, 2007

Sobre a nova casa

Pois entao... preciso descrever para voces a minha nova casa. Vaaaarias reclamacoes dos amigos porque nao contei com detalhes essa novidade. Vamos la entao...

Nosso apartamento fica na Rua Conego Manuel das Neves, uma das poucas ruas com nome, que tem um comercio bastante grande no bairro em que moramos. Eu nao sei realmente o nome do bairro. Fica tao pertinho da agencia e do Kinaxixi mas nao e nem Cruzeiro e nem Kinaxixi. Vai entender! Pelo menos a rua tem um nome.


Abaixo de nos, tem um banco. A frente uma padaria, ou pastelaria como chamamos aqui. No meio da semana, desde que nao seja na hora do almoco, encontramos algumas lojinhas e mercearias abertas. Claro que a vitrine de todas eu conheco mas nem me arrisco a comprar nada. Tudo aqui e caro demais por ser importado e entre pagar roupas brasileiras em dolar ou real, fico com a ultima opcao pagando nos shoppings de Sampa, onde tenho menor preco e mais variedade.
Nosso predio aqui e um dos melhores que ja estive, apesar de nao parecer. Moramos no primeiro andar, num apartamento de 3 quartos com sala grande e uma cozinha lindinha, toda equipada.

O predio nao tem porteiro, portoes ou seguranca, como costumamos ver no Brasil. Sao entradas abertas para a rua com as escadas que dao acesso aos apartamentos. Por conta disso, todas as unidades tem duas portas. Uma de ferro por fora e outra de madeira, normal, que entra em casa. Ficamos tranquilos porque o banco tem 3 segurancas armados, o que nos deixa mais calmos.

Chamamos o predio carinhosamente de sanatorio. Como todos os angolanos, as pessoas que moram aqui no nosso andar sao muito interativas e falam quase que gritando. Entao, todas as noites os vizinhos parecem que marcam de se encontrar e quando resolvem dormir, as tais portas de grade comecam a bater e fechar mais ou menos na mesma hora. E engracado. Dizemos que e a hora de recolher no Sanatorio da Conego.

As grades do Sanatorio da Conego


No comeco tinha bastante receio de sair do predio. Varios putos (como as criancas sao chamadas aqui) ficam na frente nos olhando com estranheza pedindo dinheiro. Da janela a gente ve para onde o dinheiro vai. Bebidas, cigarros e drogas. Nunca dei mas hoje ja sei lidar com isso um pouco melhor, conversando com eles.

A vista da varanda da sala nao e mal se nao olharmos em detalhes(tudo bem que ela fica mais fechada que aberta por causa da poeira da rua, mas tem varanda!). A rua e bem bonitinha e os predios tambem, mas temos que fechar os olhos para a lama, cocos e xixis que temos que pular todos os dias para pegar o carro e sair.



O que assusta um pouco e a vista que temos da entrada do apartamento que da para os fundos do predio, mas que para nos vira paisagem com o tempo e passamos a nao nos incomodar. Assim como o fundo do nosso predio da para esse larguinho, os fundos dos predios vizinhos tambem. E ai vemos como sao os habitos da vida dos angolanos. As roupas nas janelas, os gaiatos bebendo logo de manha, gritos de uma vizinha chamando a outra do predio do lado e dos putos lavando carros e comprando coisas das zungueiras que se concentram nos pilares dos predios.


Vista dos fundos do predio, onde tem a porta de entrada do apartamento




Essa e a nossa sala.
Do quarto? Hoje e domingo... nao tem Sao e nao tem Sambita.
Quando estiver arrumado tiro fotos e publico!



1 comment:

Clederson said...

Trata de arrumar esse quarto menina e publicar a foto!!!
Bjs